10 dicas para cuidar do seu carro antes da viagem

18 de dezembro de 2017 chat_bubble_outline 0 Comentários share
11
Shares

A revisão e a manutenção preventiva andam de mãos dadas antes de qualquer viagem

Durante o ano todo ficamos programando a viagem para as tão esperadas férias, escolhemos o destino, o melhor hotel, os passeios turísticos, mas não podemos esquecer que para ter uma viagem tranquila, um dos principais cuidados que se deve ter é com a manutenção do carro!

Para você aproveitar a sua viagem sem transtornos, preparamos 10 dicas para cuidar do seu carro antes da viagem, para que ele não te deixe parado na estrada! E é sempre bom lembrar que em caso de imprevistos, existe sempre uma oficina qualificada do programa Oficinas Online perto de você, afinal, por onde seu carro for, estaremos lá!

Confira as dicas:

1. A revisão é essencial

Com a revisão feita periodicamente em seu veículo, você não corre riscos de um acidente por falhas mecânicas e muito menos que ele apresente problemas em momentos ainda mais indesejados, como em uma viagem. Mas não se esqueça, a manutenção deve ser feita em uma oficina de confiança!

2. Fluidos, filtros e radiador

Os fluidos do carro precisam estar em boas condições, como os óleos do motor e da transmissão, o líquido de arrefecimento, o fluido de freio, a direção hidráulica e até o combustível do reservatório de partida a frio, se houver (alguns modelos possuem a tecnologia de partida a frio). É necessário checar periodicamente esses fluidos e também efetuar a troca dos filtros dentro do prazo.

3. Sistema elétrico, faróis e lâmpadas

É fundamental checar a bateria, o motor de partida, o alternador, os fusíveis e também confirmar se todos os faróis, lanternas e setas estão funcionando. Além de evitar multas, sempre indesejadas, é uma importante atitude de segurança.

4. Correias

As correias são peças que devem ser trocadas periodicamente e não podem deixar de passar por uma manutenção preventiva. Caso seu carro possua a correia dentada, a atenção deve ser redobrada, pois em caso de danificação o prejuízo pode ser muito grande. A troca pode ser efetuada até antes mesmo do prazo. Para isso, converse com seu mecânico, principalmente se tiver uma viagem programada.

5. Pneus e rodas

Pneus desgastados ou carecas podem causar grandes transtornos na estrada! Além de aumentar a distância de frenagem, as derrapagens podem acontecer com mais facilidade. Lembre-se que os pneus devem estar sempre calibrados.

6. Freios

Importantíssimo item de segurança, os freios devem passar por revisão periodicamente. Principalmente antes de viajar, é preciso que se faça uma checagem completa. Além dos fluidos que já citamos, as pastilhas também são importantes e se desgastam com o tempo. É preciso estar sempre em contato com seu reparador de confiança para que seja feita a manutenção nestes componentes.

7. Suspensão

Se a suspensão estiver com problemas, o volante do carro pode apresentar trepidações. A revisão e checagem da suspensão deve ser feita de forma completa (amortecedores, molas, buchas, bandejas, pivôs e terminais). O alinhamento e balanceamento também são muito importantes para garantir a estabilidade do veículo.

8. Velas e cabos

Faça sempre a manutenção preventiva desses itens do seu veículo. Pergunte sempre ao seu reparador de confiança sobre o estado das velas e cabos, pois rodar com essas peças danificadas pode comprometer os outros componentes do veículo, além de afetar o desempenho do motor.

9. Sistema de limpeza dos vidros

Ao longo da sua viagem a chuva pode te pegar de surpresa, mas nunca desprevenido, né? Confira sempre o estado dos limpadores de vidro, além do reservatório de limpeza e os desembaçadores.

10. Ferramentas

Na lista de itens para levar em sua viagem não podem faltar: triângulo, macaco, chave de roda e caixa de ferramentas. É desejável que não se precise usar, mas nunca se sabe.

Agora sim! Com as 10 dicas completas, é só pegar o carro e cair na estrada! Mas não se esqueça, para qualquer imprevisto, seja qual for o seu destino, você encontra sempre uma das oficinas do programa Oficinas Online, que reúne as melhores oficinas mecânicas do país em um só lugar. Acesse www.oficinasonline.com.br e boa viagem!

 

Sem Comentários

comment Ainda não há comentários

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário

Deixe seu comentário

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.