25 de setembro – Dia Nacional do Trânsito

25 de setembro de 2017 chat_bubble_outline 0 Comentários share
12
Shares

Por Jocemar Albuquerque

O Dia Nacional do Trânsito foi instituído a partir da criação do Código de Trânsito Brasileiro, em setembro de 1997. Na semana do dia 25 de setembro, celebra-se também a Semana Nacional do Trânsito, onde são promovidas diversas atividades que buscam conscientizar os cidadãos da importância de um trânsito civilizado na sociedade. Neste artigo, falaremos sobre direção defensiva e como ela pode prevenir acidentes de trânsito tornando-o mais seguro para todos.

A importância da direção defensiva
A direção defensiva nada mais é que o conjunto de medidas e procedimentos utilizados para prevenir ou minimizar as consequências dos acidentes de trânsito. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), o Brasil é o quarto país com mais mortes no trânsito na América, por isso, é tão importante praticar ações preventivas.
O condutor defensivo é aquele que age sempre com cautela e civilidade, como diz o ditado “é preciso saber dirigir pelos outros”, ou seja, dirigir por si e pelo próximo. Deve-se adotar uma conduta pacífica, com consciência pessoal e de coletividade.

Por que praticar a direção defensiva?
Pesquisas realizadas em todo o mundo apresentaram a seguinte estatística:
– Apenas 6% dos acidentes de trânsito têm como causa os problemas da via;
– 30% dos acidentes têm origem em problemas mecânicos;
– A maioria dos acidentes, (64%) têm como causa, problemas com o condutor.

Como praticar a direção defensiva?
Separamos alguns pontos que podem fazer a diferença ao dirigir, veja:
– Procure estar atento enquanto dirige assim você pode prever com tempo quais decisões devem ser tomadas;
– Opte por calçados que se mantenham fixo aos seus pés, é melhor para acionar os pedais com segurança e rapidamente;
– Preste atenção no cinto de segurança, ele deve estar ajustado firmemente ao seu corpo! A faixa transversal deve passar sobre o seu peito, muitas pessoas deixam na altura do pescoço e isso não garante nenhuma segurança;
– Deixe seu banco posicionado de forma que seja possível enxergar as informações apontadas no painel.
– O uso de celular, mesmo que no “viva voz”, enquanto dirige também pode tirar a sua atenção e atrapalhar o seu desenvolvimento no trânsito.
– Já sabemos que 30% dos acidentes têm origem em problemas mecânicos, então, realizar periodicamente a manutenção do seu veículo é tão importante quanto dirigir com cautela. Deixe seu veículo sempre em boas condições para trafegar.

Onde encontrar uma oficina de confiança?
O Guia de Oficinas Brasil conta com mais de 2.500 oficinas de confiança, você pode agendar um check-up ou serviço em uma oficina mais próxima de você, diretamente do site e ainda pode avaliar o serviço realizado. Neste dia do trânsito, cuide bem do seu carro, fique atento e torne-se um adepto à direção defensiva.

 

Sem Comentários

comment Ainda não há comentários

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário

Deixe seu comentário

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.