5 dicas para diminuir o consumo de combustível

1 de fevereiro de 2019 chat_bubble_outline 0 Comentários share
6
Shares

Revisar o carro periodicamente é fundamental para reduzir o gasto com gasolina

Especialista em carros, Fabio Pinto, alega que não há muito a ser feito a não ser corrigir alguns pontos que tem a ver mais com o motorista e o carro do que com o consumo. “Dirigir de maneira correta, ter a manutenção em dia e tomar cuidado ao escolher o combustível na hora de abastecer são regras básicas, mas acima de tudo quem dirige precisa conhecer seu carro. É sempre importante destacar que cada modelo de carro possui características próprias e o motorista precisa ficar atento a todas eles”, explica.  

Para ajudar a reduzir o consumo, Fabio apresenta cinco dicas para os motoristas: 

  • Pneus calibrados: 

Pneus murchos podem aumentar o consumo de combustível em até 20%. Os pneus, quando murchos, aumentam a área de atrito com o solo provocando o motor a fazer mais força para movimentar o carro. O recomendado é verificar a calibragem dos pneus a cada 15 dias e sempre seguir as especificações do fabricante. 

  • Filtro de ar: 

O filtro de ar, quando velho, acaba por não permitir a entrada de ar correta e faz o motor consumir mais combustível, além de não filtrar partículas que possam danificar o seu funcionamento. O ideal é trocar a peça a cada 15 mil quilômetros rodados e pedir uma revisão a cada troca de óleo feita. 

  • Abastecimento de confiança: 

Combustível adulterado contribui para o mau funcionamento do motor e a diminuição da autonomia do veículo. É sempre importante abastecer em postos de gasolina de confiança para evitar problemas graves e alto consumo. 

  • Bobina de ignição: 

A bobina com defeito não gera corrente para que as velas de ignição produzam faíscas e queimem o combustível. Quanto menos o sistema de ignição funcionar, mais combustível será necessário para o funcionamento do motor. 

  • Hábito de direção: 

Muitos motoristas costumam trocar as marchas em altas rotações, bem como andar em marchas inadequadas para a velocidade que o veículo se encontra. É recomendável trocar marchas em baixas rotações para não forçar o motor. Outra dica é andar sempre com o carro engrenado. Quando se engata a quinta marcha, o veículo aciona o sistema chamado cut-off, que corta o consumo de combustível devido o motor estar funcionando por embalo. 

 

E para quem precisar de um reparo no veículo, o site Oficinas Online conta com oficinas de confiança cadastradas em todo o território nacional. Acesse e agende a sua revisão clicando na imagem abaixo: 

 

Sem Comentários

comment Ainda não há comentários

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário

Deixe seu comentário

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.