5 dicas para reduzir o gasto com combustível

6 de julho de 2018 chat_bubble_outline 0 Comentários share
4
Shares

Confira como diminuir o consumo em até 35% apenas através de práticas habituais. 

Com as variações constantes no preço dos combustíveis, as dicas de economia são sempre bem-vindas, não é mesmo? 

Segundo levantamento realizado pela EXAME, em parceria com a consultoria automotiva Jato Dynamics e com base nos dados do ranking do Inmetro, os custos anuais do brasileiro com combustível variam entre R$ 2.890,00 e R$ 7.390,00. 

De acordo com o gerente de desenvolvimento da Jato Dynamics, Milad Kalume Neto, ações rotineiras e uma boa manutenção podem limitar o consumo de combustível em até 35%: “É um valor aproximado, pois existem diversas variáveis inclusas”, ressalta o especialista. 

Neste contexto, elegemos cinco dicas que evitam o desperdício de energia do motor:  

Continuar Lendo

1) Use menos o ar-condicionado  

Dependendo de carro, a utilização constante do ar-condicionado pode ser o responsável por aumentar em 20% o consumo de combustível. Então procure estacionar o carro na sombra, para não precisar ligar o ar assim que entrar. Outra dica importante é desligar o ar-condicionado alguns minutos antes de alcançar o seu destino.  

2) Reduza o peso do veículo 

Quanto maior o peso no automóvel, maior vai ser a força que ele vai precisar fazer para locomover-se e, por consequência, maior será o gasto de combustível. Por isso, evite transportar qualquer peso desnecessário, como bagageiros removíveis, por exemplo. 

3) Nada de banguela  

O antigo hábito de deixar o carro em ponto morto, enquanto está descendo uma via, não funciona mais nos automóveis modernos. O veículo deve ficar engrenado, desta forma, o desperdício de combustível será menor do que se estivesse em ponto morto. Isso ocorre porque a injeção eletrônica percebe que não é necessário acelerar e corta o consumo.  

4) Excesso de velocidade  

Além de ser um risco para a segurança de todos, exceder a velocidade também exige mais atividade do motor. Um automóvel consome cerca de 20% a mais quando está a 100 km/h em comparação a quando está a 80 km/h, por exemplo. Então ande nos limites de trânsito estabelecidos. 

5) Manutenção em dia  

 Efetuar a revisão de maneira preventiva evita maiores problemas no futuro. Verifique sempre se os filtros de ar estão sujos, é aconselhado substitui-los a cada 10 mil quilômetros, mas isso pode variar dependendo do uso.  

 Mantenha os pneus sempre calibrados, com a pressão correta. O ideal é que eles estejam frios no momento da calibragem. 

 Atenção ao estado das velas e no funcionamento da injeção eletrônica, um desempenho ruim desses componentes pode gerar perdas significativas de combustível. 

 Caso você precise fazer uma revisão completa, confie seu carro à  especialistas certificados, não se esqueça de que só o site Oficinas Online possui oficinas mecânicas em todas as regiões do Brasil, todas prontas para te atender! Localize agora uma oficina mecânica perto de você! 

show less

 

Sem Comentários

comment Ainda não há comentários

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário

Deixe seu comentário

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.