CNH digital: entenda como tirar a sua

13 de agosto de 2018 chat_bubble_outline 0 Comentários share
6
Shares

O novo formato já está em vigor em todo o país – de acordo com a empresa responsável pelo sistema – e o valor da cobrança vai depender de cada estado

Em 1º de fevereiro de 2018, todos os Detrans já estavam habilitados a emitir a CNH digital, contudo, a data que essa modalidade da carteira de habilitação começaria a ser oferecida, pelos órgãos de trânsito, foi estipulada apenas para o mês de julho.

E funcionou. Desde o mês passado, qualquer condutor que for renovar sua carteira, ou condutores que irão buscar o documento, já poderão sair com a CNH digital em seus smartphones.

É o fim da carteira de papel?

Ainda não. Na situação prática, a carteira de habilitação eletrônica (CNH-e) possui o mesmo valor jurídico da versão impressa, que continuará sendo emitida. O novo formato da carteira só é uma forma mais simples de portar o certificado de condução.

Como obter a CNH digital? 

O primeiro passo é ter a carteira de habilitação impressa com o QR code – espécie de código de barras. Caso a sua versão seja a antiga, sem esse item, será necessário tirar outra via para, então, solicitar a digital. Não é preciso esperar o vencimento da atual para realizar o pedido da digital.

Depois desta confirmação, é necessário fazer o cadastro no Portal de Serviços do Denatran (portalservicos.denatran.serpro.gov.br/#/) e, posteriormente, validar o cadastro no e-mail comprovação. Após o procedimento, o condutor precisará ir até o Detran onde tirou a CNH e confirmar os dados.  A cobrança ou gratuidade da via digital será estipulada por cada órgão estadual.

Por último, será preciso baixar o aplicativo gratuito da CNH digital, que já estão disponíveis nas lojas oficiais da Apple e do Google.

O acesso ao aplicativo é realizado por meio de um código de ativação que o Denatran enviará por e-mail. Feito isso, basta criar uma senha de quatro dígitos para acessar a CNH-e no celular.

Fique atento aos aplicativos falsos, o oficial possui o nome do Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), que desenvolveu o sistema totalmente gratuito.

E lembre-se!

Efetuar a revisão de maneira preventiva, com especialistas certificados, pode prevenir gastos maiores no futuro. Então não se esqueça de que só o site Oficinas Online possui mecânicas em todas as regiões do Brasil, todas prontas para te atender.

Afinal, por onde seu carro for, estaremos lá.

Sem Comentários

comment Ainda não há comentários

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário

Deixe seu comentário

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.