Como usar o freio de mão corretamente

8 de maio de 2020 chat_bubble_outline 0 Comentários share
0
Shares

Oficinas Online, irá te contar tudo que você precisa saber sobre o freio de mão! 

Créditos: Freepik

Popularmente conhecido como “freio de mão”, o freio de estacionamento é um item essencial para a segurança de qualquer veículo automotivo. Porém, apesar de importante, essa ferramenta é, muitas vezes, esquecida pelos motoristas. Mas, como qualquer peça do carro, ela também requer cuidados e revisões periódicas. Afinal, se estiver desregulada, o risco de acidente é maior. 

O freio de estacionamento é formado por cabos de aço que quando acionados travam as rodas traseiras. Sua principal função é garantir que o carro estacionado não se mova mesmo se for empurrado ou se estiver em uma descida. Mas fique atento, pois o freio de mão só deve ser utilizado com o carro parado. Caso contrário seus pneus e sistemas de travamento podem ser danificados. 

Não puxe a alavanca com toda a força, já que o excesso de pressão pode afrouxar o cabo mais rapidamente. E fique atento com o botão de acionamento. Ele só deve ser apertado na hora de destravar a alavanca. 

A manutenção periódica não deve ser negligenciada. A recomendação é que seja feita a cada 15 ou 20 mil quilômetros, ou de acordo com o manual do fabricante. Fique atento à luz do sistema de freio localizada no painel do veículo, se ela continuar acesa com o carro em movimento significa avaria no sistema de frenagem. Alavanca travada ou dura também merece atenção de um especialista. 

E caso ainda tenha dúvidas, consulte a plataforma Oficinas Online e escolha uma entre as milhares oficinas do país inteiro à sua disposição. É fácil e rápido, mas lembre-se, tenha cuidado ao sair, pois estamos passando por um momento muito difícil.  

Sem Comentários

comment Ainda não há comentários

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário

Deixe seu comentário

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.