Filtros: Está na hora de você entender a importância da troca!

1 de junho de 2018 chat_bubble_outline 0 Comentários share
9
Shares

Como uma boa mineira que sou, não posso  deixar de fazer uma comparação com coar e filtrar o tão amado  “cafezin”, mas a pergunta é a seguinte: você costuma coá-lo 2 vezes com o mesmo filtro? Se sim está na hora de saber a importância da sua troca – isso, a não ser que você saiba ler o futuro com borra na xícara?! ( risos).

Particularmente eu gosto do café bem coado e com essa comparação, vou te ensinar a importância da troca dos filtros.

Um dia desses,enquanto eu andava por São Paulo, alguns motoristas me contaram que costumam trocar o óleo mas não o filtro!!! Eu fiquei tão indignada que não aguentei e perguntei: “tu toma banho e não troca as roupas de baixo, não? “

Continuar Lendo

Brincadeiras à parte, essa peculiaridade não acontece apenas com motoristas de São Paulo, mas também com os de Minas Gerais, Bahia e Brasil a fora.

A função dos filtros dentro do motor é de preservar o sistema e prolongar a sua vida útil. A maioria dos filtros no veículo possuem como base estrutural – peça principal, o elemento filtrante que na maioria dos casos é de papel. Um papel especial – contudo é papel, assim como o do filtro de coar café. Logo, ele fica saturado, encharcado, contaminado e é imprescindível trocar, no período de revisão, ou quando houver necessidade.

Caso ao trocar o óleo, você não troque também o filtro, então meu amigo não adiantou nada a troca, porque com o filtro antigo você contamina o novo óleo.

O filtro é um conjunto de linhas de papel entrelaçadas bem “tecidas” (fabricadas) para realizarem a função. Por isso, não é indicado soprar filtros de papel, abrir as partes entre eles e ficar esticando, pois  dessa forma perde a função de filtro e o que era filtro fica relaxado como um elástico, logo não filtra mais. Isso vale principalmente para os filtros de ar do motor, filtro de cabine e do ar-condicionado.

Mas atenção: a dica vale também para os demais filtros, como filtro de combustível e filtro de óleo e a falta da troca pode gerar no seu carro danos como:

  • Baixo rendimendo (motor fraco, acelera e “não vai”) porque o filtro está tão sujo e saturado que filtra tanto e não deixa passar o ar para dentro do motor ou o combustível e, o filtro entope.
  • Perda da função de filtro, ou seja, deixa tudo que é ruim entrar pra dentro do motor como abrasivos, pedrinhas e impurezas e reduz a vida útil do motor.
  • Aumento do consumo de combustível ($$$) – o que se reflete no seu bolso!

#Ficaadica

Até o próximo post 😉 👩‍🔧

Um abraço!

Barbara Brier da Oficina Amiga da Mulher

 

show less

Sem Comentários

comment Ainda não há comentários

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário

Deixe seu comentário

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.