Artigos que valem a pena ler

Jalapão e suas belezas

27 de setembro de 2019 chat_bubble_outline 0 Comentários share
0
Shares

Se você está planejando viajar para Jalapão de carro pare um pouco para ler esta dica e veja o que o blog oficinas online prepararou para você!

Créditos: Prefeitura Municipal de Ponte Alta do Tocantins

Localizado no Estado do Tocantins, o Jalapão encanta por suas águas abundantes, chapadões e serras com clima de savana, além da paisagem de cerrado com direito a Dunas alaranjadas, nascentes e impressionantes formações rochosas. Preparamos o melhor roteiro para você aproveitar ao máximo sua viagem.

Como chegar ao Jalapão?

Não há aeroportos na região do Jalapão, por isso o único meio de transporte até lá é por via terrestre. Para quem chega de outros estados o ideal é ir de avião até Palmas, capital do Tocantins, e de lá seguir de carro. A principal via de acesso a partir de Palmas é a TO-030 até Santa Tereza do Tocantins e depois a TO-130 até Ponte Alta.

Não dá para ir sem um veículo 4×4

Antes de pegar a estrada, é importante saber que essa região é ainda muito carente de infraestrutura. Não há estradas pavimentadas depois das principais cidades, portanto um carro 4×4 é indispensável, devido as chances do veículo ficar atolado são muito altas, principalmente nos meses de chuva.

 Mas afinal, para onde ir ao Jalapão?

Fervedouros: O lugar a ser descoberto é o Fervedouro do Ceiça. Com um poço de água transparente em meio a bananeiras, o cenário faz com que esse seja um dos lugares mais espetaculares do Jalapão. É uma experiência surreal que deve ser vivida intensamente.

São mais de 80 piscinas naturais catalogadas no Jalapão, porém apenas algumas são abertos para visitação. As mais buscadas são Bela Vista, Encontro das Águas, Buriti, Buritizinho, Rio do Sono e Alecrim.

Serra do Espírito Santo: Com formações arenosas causadas pela ação dos ventos e chuvas, a Serra do Espírito Santo possui um mirante, onde é possível ter uma visão panorâmica de toda a região.

Além de ser um belo cenário para quem está na estrada, a Serra do Espírito Santo é um dos locais mais atraentes para fazer trilhas. Em pouco tempo (e mais um pouco de esforço), é possível chegar ao topo da serra e ver a imensidão da região no alto do chapadão. É sem sombras de dúvidas uma paisagem deslumbrante.

Canyon Sussuapara: Localizado na cidade de Ponte Alta do Tocantins, essa formação rochosa de 12 metros de altura permite que os visitantes passeiem por entre os vãos e se deparam com nascentes cristalinas. O lugar tem pouca luminosidade, são poucos os momentos que o sol consegue aparecer por lá, fazendo com que seja bem difícil tirar fotos. Ao final do trajeto, você encontrará uma piscina natural com queda d’água de aproximadamente 5 metros de altura.

Caso precise de um reparo no veículo durante a viagem, existem 2 oficinas mecânicas em Palmas, cidade mais próxima. Todas de confiança e credibilidade, cadastradas na plataforma Oficinas Online. Acesse já Oficinas Online e agende a sua revisão, é fácil e rápido.

Sem Comentários

comment Ainda não há comentários

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário

Deixe seu comentário

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.