Artigos que valem a pena ler
  • Homepage
  • Notícias
  • Manutenção no inverno: precauções para o seu carro que geram economia

Manutenção no inverno: precauções para o seu carro que geram economia

20 de julho de 2018 chat_bubble_outline 0 Comentários share
9
Shares

Confira quais são os cuidados essenciais para o bom funcionamento do seu veículo durante o período mais frio do ano.

Com a chegada das baixas temperaturas, é necessária uma maior atenção com alguns componentes do carro, principalmente, aqueles que são mais suscetíveis à variação do clima, tais como: bateria, ar-condicionado, pneus e partida do motor.  

Diante disso, elegemos quatro itens que precisam de cuidados especiais nesta época, tanto para evitar gastos desnecessários como para preservar a segurança de todos:    

Partida do Motor 

Está enfrentando dificuldades na hora de ligar o motor? O tempo frio costuma pedir mais energia da bateria do carro, principalmente, em comparação ao gasto habitual, com temperaturas amenas. O ambiente frio reduz a reação dos componentes químicos da bateria, reduzindo assim sua potência. 

Continuar Lendo

Bateria 

A sua bateria está no final da vida útil? Se a resposta for “sim”, provavelmente ela não terá capacidade de gerar tensão e correntes adequadas para dar partida no veículo. Nesse caso, você vai enfrentar dificuldades para ligar o veículo, problema que pode ocasionar outros ainda mais sérios no motor. 

Além da bateria, merece atenção também os aditivos e óleos utilizados pelo proprietário. Alguns especialistas indicam que o motorista deve utilizar, nesse período mais frio, um óleo lubrificante menos viscoso, pois eles facilitam a lubrificação nos primeiros instantes de funcionamento do carro. 

 

Pneus 

Devido ao ar frio, que deixa o ar naturalmente mais denso, faz com que o ar dentro dos pneus sofra o efeito de condensação, reduzindo consideravelmente a sua pressão. Dessa forma, a fricção entre os pneus aumenta muito, crescendo também o consumo e desgaste do carro.  

Se atentar às condições dos pneus, respeitando o limite máximo de utilização, e mantê-los sempre calibrados evita danos e acidentes de uma forma geral. 

Ar-condicionado: 

O ar-condicionado é essencial para que o carro circule com segurança, afinal, ele interfere diretamente com o motorista. É claro que, a durabilidade depende de onde o motorista circula. Se ele rodar sempre em vias urbanas com alto tráfego de caminhões, ou em estradas de terra, o filtro chega a se saturar em poucos meses.  

Caso os filtros entupam, impedindo prejudicando o funcionamento do ar-condicionado ocorrerá uma redução significativa no fluxo de ar para a cabine, permitindo a proliferação de bactérias, ação que pode ser ainda mais nociva no frio, principalmente, para pessoas que possuem problemas alérgicos.  

Vai viajar? Faça a revisão! 

Caso você decida viajar de carro durante o inverno, lembre-se que é importante realizar uma revisão completa antes de iniciar o percurso. Afinal, segurança é essencial.  

O site Oficinas Online possui oficinas mecânicas em todas as regiões do Brasil, todas prontas para te atender.  

Acesse www.oficinasonline.com.br e encontre uma oficina perto de você!

show less

Sem Comentários

comment Ainda não há comentários

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário

Deixe seu comentário

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.