Artigos que valem a pena ler

Manutenção Preventiva x Manutenção Corretiva

15 de agosto de 2017 chat_bubble_outline 1 Comentário share
10
Shares

Manutenção preventiva x Manutenção corretiva

Todos sabem que problemas com o carro são estressantes, além de impactar diretamente na maneira como nos locomovemos, também representa um gasto extra e a necessidade de procurar assistência profissional para o reparo.

A maioria dos motoristas só levam seus veículos em uma oficina mecânica quando o mesmo apresenta algum problema, e quando isto acontece, precisa sair às pressas procurando uma oficina para fazer a reparação e voltar a circular com o veículo. Este é um exemplo típico de uma Manutenção Corretiva, quer dizer, onde o conserto é feito depois de constatado algum defeito e os problemas existentes precisam ser reparados imediatamente, pois as peças com defeito podem danificar outros componentes comprometendo a segurança.

Continuar Lendo

O ideal seria que a manutenção corretiva acontecesse apenas em casos de emergência, e o condutor deverá criar o habito de fazer as devidas manutenções preventivas em seu veículo.  

A Manutenção Preventiva é o procedimento mais barato e garantido, pois corrige os defeitos antes que se manifestem ou que causem danos maiores. A vantagem da manutenção preventiva é que ela pode ser programada, assim o dono do carro não é pego de surpresa. Os procedimentos de manutenção preventiva podem evitar a maior parte dos defeitos dos equipamentos diminuindo ao máximo as manutenções corretivas, que são de longe as mais caras e prejudiciais para quem depende do veículo.

Fique atento:

  • Siga as recomendações, o plano de revisão e as manutenções propostas pelo fabricante;
  • Faça a substituição das peças de desgaste normal nos prazos corretos, antes que os problemas se manifestem;
  • Utilize somente produtos recomendados e peças originais, dentro das especificações;
  • Acostume-se a fazer um pequeno checklist antes de sair, e um checklist completo antes de viajar;
  • A qualquer sinal de funcionamento irregular, pare para verificar e leve o veículo a uma oficina de confiança.

Para localizar uma oficina de confiança clique aqui

show less

1 Comentário

  1. outubro 06, 17:19 Com o Guia de Oficinas Brasil você pode consertar seu carro com hora marcada – Guia de Oficinas

    […] falamos aqui no Blog sobre a importância da manutenção preventiva, e agora você já sabe como é fácil cuidar do seu carro e localizar uma oficina de confiança […]

Deixe seu comentário

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.