• Homepage
  • Notícias
  • No dia 25 de julho foi dia do Motorista, mas também o dia de conscientização

No dia 25 de julho foi dia do Motorista, mas também o dia de conscientização

26 de julho de 2019 chat_bubble_outline 0 Comentários share
0
Shares

Ser motorista é uma atividade bastante ampla, que envolve diversos tipos de condução e níveis de complexidade, porém a  segurança é o principal ação

Ser motorista pode se dizer que é uma mistura de sentidos: prazer, alegrias, saudades, sofrimentos e perigos, ainda mais nesses tempos em que tudo pode acontecer durante o caminho. Segundo o levantamento feito pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) a cada 1 hora, 5 pessoas morrem em acidentes de trânsito no Brasil, e outro balanço feito separadamente dos últimos 10 anos, de 2009 a 2018, aponta que os acidentes de trânsito deixaram mais de 1,6 milhão de feridos. Mas afinal, quais são as maiores causas de acidentes de trânsito?

Entre as principais causas está a imprudência, como dirigir em alta velocidade, alcoolizado ou falando no celular. O problema é que geralmente uma imprudência vem junto com a outra. Por exemplo, quem dirige alcoolizado, provavelmente estará dirigindo em alta velocidade e sem atenção. Quem está com celular, provavelmente não está prestando atenção em tudo que está acontecendo ao redor, dirigir é ter atenção e a responsabilidade a vida.  Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde), mais de 90% dos acidentes de trânsito são causados por falha humana. São comportamentos do condutor que ajudam a evitar ou a criar condições que levem a acidentes

No dia 25 de julho comemorou-se dia do motorista, um dia essencial para lançar campanhas públicas e privadas, unindo forças em torno de uma causa única: reduzir acidentes. Um dos maiores desafios deste movimento é promover a conscientização dos motoristas que envolvem tanto a mudança de comportamento, quanto a assimilação de técnicas de direção defensiva.

Os cursos online aparecem ser uma solução para manter os motoristas em constante reciclagem. Com essa visão, grandes marcas como Instituto Renault, Observatório Nacional de Segurança Viária, TSO Brasil e Michelin, uniram-se para produzir o curso Drive for Life que tem como proposta de manter os motoristas em permanente reciclagem.

“O Dia do Motorista é um marco para expandir o projeto, após validar todos os processos da plataforma de ensino a distância para atender grandes empresas e prefeituras que precisam manter os seus motoristas “afiados” com as práticas de direção defensiva”, explica Cacá Clauset, idealizador do projeto e CEO da TSO Brasil, uma das empresas do setor automotivo que promove lançamentos e treinamentos de direção segura.

Como combater as principais causas de acidentes no trânsito?

Quando estiver dirigindo não se deve fazer uso do celular e nem manusear qualquer objeto.  Se for necessário a utilização de algum objeto é recomendado que pare em um local seguro. Não ande grudado no veículo da frente, pois ele pode frear repentinamente e não terá tempo suficiente para frear. Sempre mantenha uma distância segura, principalmente se observar alguma imprudência. Sempre respeite a sinalização de velocidade, isso faz com que dirige em segurança pela via e ainda pode poupar multas.

E um dos mais importantes é a revisão do carro, que deve ser feita conforme a orientação do fabricante para que não se tenha problemas quando está no meio da via. Não deixe para visitar o mecânico apenas quando o carro estiver com um problema. Caso precise de um reparo no veículo, existem mais de três mil oficinas mecânicas  com confiança e credibilidade, cadastradas na plataforma Oficinas Online. Acesse já Blog Oficinas Online e agende a sua revisão, é rápido, fácil e apenas em um click.

 

 

Sem Comentários

comment Ainda não há comentários

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário

Deixe seu comentário

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.