• Homepage
  • Notícias
  • No Dia Internacional da Mulher, confira três personagens que fazem a diferença no mundo dos automóveis

No Dia Internacional da Mulher, confira três personagens que fazem a diferença no mundo dos automóveis

8 de março de 2019 chat_bubble_outline 0 Comentários share
15
Shares

Marry Barra, CEO da GM, Daniella Lima e Thais Roland, empreendedoras brasileiras, seguem carreiras de sucesso e desconstroem o paradigma masculino do setor automotivo 

Marry Barra, CEO da GM, falando para jornalistas. (Photo by Steve Fecht for General Motors)

Hoje é o Dia Internacional da Mulher, uma data importante para lembrar, exaltar e comemorar feitos e personagens que marcam a luta feminina contra o machismo e por uma sociedade igualitária. Para comemorar, contamos um pouco da história da mulher que comanda a maior montadora de veículos dos Estados Unidos e uma das maiores do mundo. 

 Maria Tereza Barra nasceu em 1961. Filha de um trabalhador da Pontiac, resolveu seguir o caminho do pai e ingressou no Instituto General Motors, onde estudou Engenharia Elétrica. Para pagar os estudos, trabalhava como estagiária dentro da própria GM, aos 18 anos. Em 1990, Barra se tornou mestre em Administração de Negócios pela Stanford Graduate School of Business. 

Na GM, Mary Barra ocupou os cargos de Vice-Presidente Global de Engenharia de Produção (2008), Vice-Presidente Mundial de Recursos Humanos (2009), quando teve que enfrentar a turbulência da ameaça de falência da montadora, e Vice-Presidente Executiva de Produtos Globais de Desenvolvimento (2011) 

Em 2013, Barra assumiu o comando da GM em um momento crítico de recall 30 milhões de veículos em todo o planeta. Para muitos, a sua ascensão foi apenas para que uma mulher assumisse a culpa da falha da montadora. Mas, ela se superou e muito. 

Há seis anos no poder da GM, a CEO se preocupa em oferecer oportunidades para mulheres, patrocinando ações como a Girls Who Code (Garotas que programam), uma iniciativa da Microsoft. 

Mary Barra sabe da sua importância como referência feminina para jovens que estão lutando por espaços. Para isso ela afirma: 

“Se eu puder ser modelo para jovens mulheres que querem seguir uma carreira em STEM ou para que digam ‘se ela pode, por que eu não posso?’, isso me deixa muito feliz. Sou dedicada a isso, mas também a ganhar os corações e mentes de toda a equipe.” 

Aqui no Brasil, também temos o forte envolvimento feminino no mercado de automóveis. Daniella Lima, empresária residente no Acre, cansou de ser enganada por mecânicos e resolveu abrir sua própria oficina. Em entrevista para o portal de notícias G1, ela conta que realizou cursos de mecânica e eletricidade automotiva no SENAI e abriu o seu empreendimento destinado à lavagem geral de motor, troca de óleo e reparo do sistema de suspensão, embreagem e motor. 

Outro exemplo é Thais Roland, apaixonada por veículos. Ela trabalhou por muito tempo com tecnologia. Após uma visita ao Salão do Automóvel de 2008, a paixão foi reascendida e acabou por realizar um curso gratuito no SENAI.  

Thais conta a site UOL que mantém um blog com dicas automotivas e, após ficar desempregada, arrumou um estágio em uma oficina mecânica e deu início à sua carreira como reparadora. Após um tempo, ela deixou a oficina de lado e passou a trabalhar realizando consultoria para mulheres que desejam comprar ou consertar seus carros. 

O machismo e a desconfiança dos homens em relação ao seu trabalho foram e são enfrentados com muita coragem. Com certeza, o sonho e atitude de Thais, Daniella, Mary Barra, e de outras mulheres ao redor do planeta que trabalham com mecânica, gerenciando departamento de grandes montadoras, entre outras coisas, faz a diferença para um mundo menos desigual. 

 

Caso você precise de um reparo no veículo, confira o site Oficinas Online e agende uma revisão em uma das oficinas de confiança cadastradas. Acesse: https://oficinasonline.com.br 

Sem Comentários

comment Ainda não há comentários

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário

Deixe seu comentário

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.