Pare: Segurança em primeiro lugar!

20 de outubro de 2017 chat_bubble_outline 0 Comentários share
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Os componentes de um veículo precisam de atenção e revisão periódica, no entanto, alguns sistemas, como os freios, requerem um cuidado especial, pois é um sistema de segurança e a falta de manutenção pode gerar falhas e prejuízos ao bolso e a saúde

Os sistemas de freio são produzidos sob rígido controle de qualidade, pois colocam em funcionamento peças que geram atrito e ocasionam a parada total do veículo ou redução da velocidade de giro das rodas, permitindo ao condutor fazer manobras, desviar de obstáculos ou evitar colisões, sempre com segurança e eficiência.

Assim, a manutenção do sistema de freio do carro é um dos aspectos mais importantes para a segurança, senão o principal. Qualquer problema de funcionamento no sistema de freio coloca diretamente a vida dos ocupantes do veículo em risco. Uma manutenção mal realizada pode causar danos e prejuízo tanto ao dono do carro quanto ao profissional da reparação. Por isso todo cuidado é pouco!

Um por todos e todos param o carro

O sistema de freio é composto de um intrincado conjunto de peças importantes como, cilindro de roda, cilindro mestre, cubo de roda, disco de freio, fluido de freio, interruptor do pedal, pastilha de freio, pinça de freio, sapata de freio, servo freio, tambor de freio, sensor de pastilha e outras, cada uma com uma função específica, mas todas com relevância para a frenagem das rodas.

Muito importante é a capacitação do profissional que irá executar os serviços (veja algumas orientações no vídeo do Portal da Reparação) e a utilização de peças de procedência garantida por bons fabricantes em lojas do mercado de reposição de autopeças.

Quando revisar – Os fabricantes de veículos estipulam em seus Manuais do Proprietário quando o sistema deve ser avaliado, mas normalmente a revisão geral é feita a cada 20 mil quilômetros em carros manuais e 10 mil quilômetros em modelos automáticos que costumam exigir mais do sistema de freios.

A falta de manutenção em um dos componentes pode acelerar o processo de desgaste de outros, tal como uma pastilha gasta e com espessura abaixo do recomendado pelo fabricante pode danificar o disco de freio, aumentando a distância necessária e o tempo de frenagem.

Resultado: na melhor das hipóteses maior custo de manutenção, na pior das hipóteses, colisão com danos e risco de saúde a ocupantes do veículo, pedestres e outros motoristas e passageiros.

Revisões periódicas: O carro agradece e o trânsito também

Criar o hábito de fazer as revisões periódicas na oficina é a melhor forma de evitar problemas no veículo, e não só quando percebe que há algo de errado, em geral barulho, funcionamento irregular ou imobilização do veículo.

A escolha do profissional de reparação que vai cuidar do seu veículo também é fator importante para garantir a qualidade do serviço realizado, por isso o Guia de Oficinas Brasil seleciona as melhores oficinas do país em um site completo onde você pode
encontrar mais de 2.500 estabelecimentos qualificados em todo o Brasil e ainda pode agendar o serviço para ser atendido com hora marcada! Acesse já www.oficinasonline.com.br e encontre a oficina mais perto de você!

 

 

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