Passei por uma enchente, e agora?

15 de março de 2019 chat_bubble_outline 0 Comentários share
38
Shares

O que fazer depois de ter o veículo estragado por enxurradas e avenidas alagadas pela água da chuva 

https://br.freepik.com/fotos-vetores-gratis/carro

Todos os anos vemos notícias e coberturas sobre enchentes nas avenidas e ruas de São Paulo. A imagem dos carros boiando, ou tentando fazer travessias com água na altura do capô deve fazer muitas pessoas se perguntarem: e agora, o carro já era? 

Bom, se o motorista tiver seguro, a dor de cabeça vai ser menor, pois a maioria das seguradoras cobrem danos por enchente, desde que não se tenha tentado enfrentar a enxurrada. Agora, se o carro não for assegurado, é bem capaz do fim estar próximo. 

Durante uma enchente, a dica mais importante é evitar o que os mecânicos chamam de “calço hidráulico”, ou seja, a água entra pelo respiro do motor, aumentando o seu esforço para funcionar e empenando peças, havendo a necessidade de uma retífica do motor. Para diminuir as dores de cabeça, recomenda-se acelerar em baixa rotação continuadamente até que a travessia seja superada, ou, em casos de não ser possível andar, permanecer com o motor desligado. Não ligue em momento algum o veículo enquanto estiver inundado pela água da chuva. 

A invasão da água no interior do carro vai, com certeza, fazer estragos, começando pelo carpete, forros e revestimento, bem como os bancos, que costumam ser de espuma injetada e absorvem líquidos com muita facilidade. Componentes eletrônicos podem ser afetados. Carros mais modernos, com controles de bordo, telas multimídia, vão encarecer a recuperação da parte elétrica do veículo. A higienização terá que ser feita e, dependendo do estrago, exigirá tempo e mais dinheiro. 

Tudo isso ainda pode ficar pior caso o carro seja importado. Se em um reparo simples, os preços são mais caros do que em um veículo nacional, imagine depois de uma enchente. 

Muitas vezes, o custo da recuperação do veículo não compensa. O tempo de uso, desvalorização no mercado podem fazer o motorista descartar o reparo e procurar por um veículo novo. Portanto, em caso de chuvas fortes, evite ao máximo pontos de alagamentos. Caso esteja diante de uma enchente e pintar a dúvida de enfrentar ou não, é melhor não arriscar o seu veículo na água.  

O site Oficinas Online conta com oficinas de confiança cadastradas para ajudar você a recuperar o seu veículo após uma enchente. Afinal, estamos com você nas alegrias e tristezas. Acesse https://oficinasonline.com.br e agende uma revisão.

Sem Comentários

comment Ainda não há comentários

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário

Deixe seu comentário

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.