Qual câmbio é mais econômico: manual ou automático?

11 de maio de 2018 chat_bubble_outline 0 Comentários share
4
Shares

Confira as principais diferenças sobre o consumo de combustível de cada um deles

Na hora de escolher entre um modelo e outro de veículo levamos muitos aspectos em consideração, um deles, é a economia de consumo de combustível, que muitas vezes está atrelada ao tipo de câmbio do veículo.

Diferente do manual, o câmbio automático não aproveita parte da energia produzida pelo motor, isso ocorre devido à presença do conversor de torque – dispositivo automotivo que permite que o motor gire de maneira independentemente em relação ao câmbio. Desta forma, o torque substitui a embreagem dos carros manuais, transmitindo a rotação do motor para o interior da caixa de engrenagens.

No câmbio manual a transmissão de energia entre o motor e as engrenagens é realizada de maneira direta, sem dispositivos intermediários. Já nos automáticos, o “conversor torque” é o responsável por fazer a distribuição de força, compartilhando energia através do fluxo de óleo hidráulico presente dentro do conversor. Para entender melhor o processo basta pensar em dois ventiladores, um de frente para o outro. Ao ligar um deles, o outro, mesmo que esteja desligado, vai começar a girar. No caso do torque ocorre um procedimento semelhante, a única diferença é que ao invés de ar o dispositivo usa o óleo.

Em outras palavras, o entendimento popular que o câmbio automático consome mais combustível é verdadeiro. Contudo, o sutil gasto a mais pode ser facilmente amenizado por uma direção mais tranquila.

Vale ressaltar que os dispositivos de gerenciamento eletrônico das marchas limitam consideravelmente qualquer tipo de perda energética. O comportamento de não forçar o carro, evitando picos de rotação desnecessários, acima de 3.000 RPM, pode significar uma economia real. Caso essa ação se transforme em um hábito, os gastos de combustível realizado pelo câmbio automático torna-se irrisório.

E na sua opinião, qual câmbio você prefere, automático ou manual?

Seja qual for o seu preferido, não se esqueça de fazer as revisões no seu veículo periodicamente, no site Oficinas Online  você encontra milhares de oficinas mecânicas qualificadas pertinho de você.

Acesse agora: www.oficinasonline.com.br

 

Sem Comentários

comment Ainda não há comentários

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário

Deixe seu comentário

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.