Tudo o que você precisa saber sobre o sistema de suspensão

18 de outubro de 2019 chat_bubble_outline 0 Comentários share
0
Shares

A suspensão é um dos principais itens para dar estabilidade aos veículos nas freadas, curvas e em situações em que o carro precise de estabilidade e controle da direção

Creditos: Freepik

A suspensão do veículo é responsável por absorver o impacto das irregularidades das estradas, proporcionando ao motorista total conforto na direção. Esse sistema trabalha com um conjunto de peças que estão em constante movimento para reduzir o impacto e fazer com que o veículo desenvolva sem qualquer problema.

O sistema de suspensão, à primeira vista, pode parecer algo bem simples. Quando se fala de suspensão automotiva, muitos motoristas trazem à cabeça apenas os amortecedores e molas. Mas, na verdade, a suspensão de um veículo é muito mais do que isso, ela é composta por diversos componentes e tem influência sobre o comportamento do carro em vários aspectos.

Peças

Amortecedores: São importantes em situações de curvas e desvios bruscos, onde se deve ter uma total condição de dirigibilidade, e a suspensão é fortemente exigida. Em freadas isso também ocorre, podendo haver perda de efetividade e aumento na distância percorrida nessa situação;

Molas: São o que sustentam o peso do veículo e o mantém a uma determinada distância do solo;

Barras estabilizadoras: Responsáveis por diminuir a inclinação da carroceria em curvas e auxiliam na dirigibilidade e estabilidade;

Bandejas de suspensão: Também chamadas de braços oscilantes, que sustentam e controlam a movimentação das rodas;

Bieletas: Fazem a ligação da barra estabilizadora com o amortecedor.

Tipos de suspensão

Eixo rígido ou Barra de Torção

Este sistema é sempre utilizado no eixo traseiro. Numa suspensão com eixo rígido, as rodas esquerdas e direitas estão ligadas por um único eixo. Assim, o movimento de um lado afeta o outro, tornando mais fácil a perda de contato com o solo. Os eixos e os seus apoios são pesados, aumentando a massa suspensa do carro.

 Suspensão Independente

A suspensão independente permite que as rodas direita e esquerda se movam individualmente, o que é excelente para lidar com as irregularidades e os buracos das estradas. No caso de um carro com tração traseira, também ajuda a transmitir potência com mais eficácia às rodas esquerda e direita. O sistema é leve, estável e oferece uma condução confortável.

Suspensão MacPherson

Um sistema de suspensão simples que consiste em uma mola, um amortecedor e um braço de controlo baixo. A coluna refere-se ao próprio amortecedor, que também serve de suporte neste tipo de suspensão. A parte superior do amortecedor suporta a carroçaria através de um apoio de borracha, e a parte inferior é suportada pelo triângulo. Por ter menos peças, o peso é mais baixo e, por consequência, tem um bom deslocamento.

Triângulo duplo

Uma concepção que suporta as rodas num braço superior e num inferior juntos. Os braços têm, habitualmente, a forma de um “V”, como um triângulo. Consoante a forma dos braços e a tração do carro, pode controlar alterações no alinhamento e posição do carro durante a aceleração, com relativa facilidade. Também é muito rígida, conduzindo a uma escolha popular nos carros esportivos que procuram controle e estabilidade.

 Multilink

É um sistema de triângulos duplos avançado, que utiliza entre três e cinco braços para manter a posição do eixo, em vez de dois braços. Estes estão separados e existe muita liberdade, no que diz respeito ao posicionamento. O maior número de braços permite-lhe lidar com movimento em muitas direções e mantém as rodas em contato com a superfície da estrada a todo o momento.

Responsável por garantir a estabilidade do veículo, absorvendo os impactos do solo e reduzindo solavancos e vibrações para a cabine, o sistema de suspensão é de extrema importância, pois todo veículo é formado por uma série de sistemas mecânicos que trabalham em conjunto. Para garantir a segurança e seu bom funcionamento, é preciso dar a devida atenção a cada um deles.

Todos os componentes são fundamentais para que o veículo trafegue confortavelmente, com estabilidade direcional em movimento e durante as frenagens.

Por isso é necessária a manutenção preventiva e sempre levar o veículo a uma oficina mecânica de confiança quando perceber ruídos estranhos. E mais: sempre que fizer alguma alteração é preciso fazer o alinhamento do carro. Caso precise de um reparo no veículo ou ainda tenha dúvidas sobre o sistema de suspensão existem oficinas mecânicas de credibilidade, cadastradas na plataforma Oficinas Online. Acesse aqui, é rápido e fácil!

Sem Comentários

comment Ainda não há comentários

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário

Deixe seu comentário

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.