Você sabe o que significam as luzes do painel? Elas podem salvar sua vida

4 de outubro de 2019 chat_bubble_outline 0 Comentários share
0
Shares

Além de servirem de alerta para diversos problemas, as luzinhas indicam ao motorista se alguma peça está ou não funcionando


Crédito: freepik

As luzes no painel do veículo existem para sinalizar que alguma ação necessária, auxiliando a evitar empecilhos. Sendo assim, qualquer anomalia é preocupante. A boa notícia é que você pode evitar uma grande parcela desses acidentes sendo atencioso quando notar alguma luz acessa ou piscando no painel. O Oficinas Online irá te ajudar entender cada uma delas.

As cores no painel

Laranjas ou vermelhas: Sua atenção ao problema deve ser imediata, pois o recomendado é que você não dirija o carro nessa situação;

Amarelas: Nesse caso, o veículo está fazendo uma advertência de que há algum problema, mas você pode dirigir em segurança até uma oficina para resolver o empecilho.

Verdes ou azuis: São apenas informativas, portanto, não é preciso se preocupar com elas.

Exclamação: Luz do Sistema de Freio

Ao olhar as luzes do painel do carro e perceber esse ícone aceso pode ser um sinal de que o freio está acionado, porém se estiver com a luz acionada constantemente pode haver um problema sério no sistema de frenagem do veículo. Normalmente, ela é acompanhada do acendimento de outro sinal, que ajuda a identificar a origem do defeito.

Óleo do motor

Este ícone indica a pressão de óleo do motor e caso esteja aceso demonstra que há pouco óleo ou algum problema na lubrificação do motor. Caso está luz fique ligada após a ignição, a dica é dirigir-se ao reparador mais próximo.

Luz de bateria

Quando esta luz fica acesa constantemente é sinal de falha no sistema de bateria, como perda de tensão.

Airbag

A luz de advertência do airbag indica quando há algum problema com os airbags do veículo.

Superaquecimento

A temperatura do líquido de arrefecimento indica se o motor do carro está superaquecendo. Se essa luz acender pode ser sinal de falta de água ou falha nos sistemas de refrigeração.

Injeção eletrônica
Se esse ícone se destacar entre as luzes do painel do carro, pode ser sinal de problemas na injeção eletrônica.

Baixo nível de combustível
Esse símbolo avisa o baixo nível de combustível e indica que é necessário buscar o posto mais próximo.

Ao ligar o carro, sempre cheque se as luzes do painel do veículo, assim você garante a sua  segurança e a todos.  E para quem ainda tem dúvidas ou precisa fazer um reparo no veículo, acesse a plataforma Oficinas Online e veja a oficina mais próxima de você.

 

Sem Comentários

comment Ainda não há comentários

Você pode ser o primeiro a deixar um comentário

Deixe seu comentário

Your data will be safe! Your e-mail address will not be published. Also other data will not be shared with third person.